terça-feira, 11 de maio de 2010

Prefixos e Sufixos

A morfologia ocupa um lugar importante no inglês técnico e científico. Muitas palavras são formadas pelo acréscimo de uma partícula antes (prefixo) ou depois (sufixo).

1. Os sufixos mais comuns que formam substantivos de verbos são –er, -or e – ar, que significam “a pessoa ou a coisa que faz”.
Exemplo:
- programmer (programador) – do verbo “to program”
- navigator (navegador) – do verbo “to navigate”
- liar (mentiroso) – do verbo “to lie”
- worker (trabalhador) – do verbo “to work”
- reader (leitor) – do verbo “to read”
- actor (ator) – do verbo “to act”
- conductor (condutor) – do verbo “to conduct”

2. Os sufixos –ist e –i(na) também são usados para indicar “a pessoa que faz”, por associação a certas coisas lugares.
Exemplo:
- scientist (cientista) – que vem de science.
- geologist (geólogo) – que vem de geology.
- biologist (biólogo) – que vem de biology.
- archeologist (arqueólogo) – que vem de archeology.

O sufixo –(i)an indica uma pessoa que estuda e se aplica a:
Exemplo:
- Uma pessoa que estuda “mathematics” é um “mathematician” (matemático)
- Uma pessoa que estuda “statistics” é um statistician
- Uma pessoa que estuda “politics” é um politician
- Uma pessoa que estuda “musics” é um musician

3. O sufixo –ion (-ation, -ition) forma substantivos de verbos, significando “o processo” ou o “resultado de”.
Exemplo:
Action – do verbo “to act”
Application – do verbo “to apply”
Addition – do verbo “to add”
Construction – do verbo “to construct”
Relation – do verbo “to relate”
Selection – do verbo “to select”
Observation – do verbo “to observe”
Definition – do verbo “to define”
Transmition – do verbo “to transmit”

4. As terminações –ment, -ance e –ence também são acrescentadas a verbos para formar substantivos que significam “a ação de” ou o “resultado da ação de”.
Exemplo:
-Development (desenvolvimento) – do verbo “to develop”
-Performance (desempenho) – do verbo ” to perform“
-Residence (residência) – do verbo ” to reside“
Improvement – do verbo “to improve”
Assistance – do verbo “to assit”
Attendance – do verbo “to attend”
Resistance – do verbo “to resist”
Interference – do verbo “to interfere”
Reference – do verbo “to refer”

5. Os sufixos –al e –age são igualmente usados para formar substantivos derivados de
verbos com o significado de “o ato de” ou “o resultado do ato de”.
Exemplo:
-Removal (remoção) – do verbo “to remove”
-Reversal (inversão) – do verbo “to reverse”
-Approval – do verbo “to approve”
-Arrival – do verbo “to arrive”
-Passage – do verbo “to pass”
-Postage – do verbo “to post”

6. Os sufixos –hood, -ship, -dom e –ery formam substantivos com o significado de “status, domínio, condição”.
Exemplo:
-Brotherhood (irmandade) – do substantivo “brother”
-Friendship (amizade) – do substantivo “friend”
-Kingdom (reino) – do substantivo “king”
-Childhood – do substantivo “child”
-Fatherhood – do substantivo “father”
-Leadership – do substantivo “leader”
-Relationship – do substantivo “relation”
-Freedom – do substantivo “free”
-Nursery – do substantivo “nurse”

7. O sufixo –ing forma substantivos e significa “resultado de atividade” ou “atividade”.
Exemplo:
Learning (aprendizado, erudição) – do verbo “to learn”
Happening (acontecimento) – do verbo “to happen”

8. O sufixo –ful forma substantivos com o significado de “a quantidade contida em”.
Exemplo:
mouthful (bocado) – do substantivo “mouth”
spoonful (colherada) – do substantivo “spoon”

9. Os sufixos –ness e –ity formam substantivos abstratos de adjetivos.
Exemplo:
Greatness (grandeza) – do adjetivo “great”
Usefulness (utilidade) – do adjetivo “useful”
Actvity (atividade) – do adjetivo “active”
Clearness – do adjetivo “clear”
Directness – do adjetivo “direct”
Exactness – do adjetivo “exact”
Complexity – do adjetivo “complex”
Telativity – do adjetivo “relative”
Responsibility – do adjetivo “responsable”

Sufixos formadores de adjetivos:
1. O sufixo –ful forma adjetivos de substantivos, significando “cheio de” ou “que tem”.
Exemplo:
Faithful (fiel) – do substantivo “faith”
Useful (útil) – do substantivo “use”
2. O sufixo –less é freqüentemente usado com o sentido de “falta de”, “ausência de”, e pode vir ligado a substantivos para formar adjetivos.
Exemplo:
Powerless (fraco) – do substantivo “power”
Useless (inútil) – do substantivo “use”
Faithless (infiel) – do substantivo “faith”
3. O sufixo –able (-ible) é acrescentado a verbos ou substantivos para formar adjetivos, significando “que pode ser”.
Exemplo:
Considerable – que pode ser considerado (do verbo “to consider”)
Accessible
Contemptible

NOTE:
A forma –ible já está incorporada a algumas palavras em inglês, como em possible, visible, legible.

4. Os sufixos –y e –ly geralmente são acrescentados a substantivos para formar adjetivos, significando “que tem a qualidade” ou “que tem a aparência de “.
Exemplo:
Greasy (gorduroso) – do substantivo “grease”
Salty (salgado) – do substantivo “salt”
Weekly (semanal) – do substantivo “week”
Mistly – do substantivo “mist”
Oily – do substantivo “oil”
Sunny – do substantivo “sun”
Costly – do substantivo “cost”
Daily – do substantivo “day”
Friendly – do substantivo “friend”

NOTE:
O sufixo –ly também pode formar advérbios quando adicionamos a adjetivos.
Exemplo:
Recently (recentemente) – do adjetivo “recente”
Easily (facilmente) – do adjetivo “easy”
Confidently – do adjetivo “confident”
Finaly – do adjetivo “final”
Privately – do adjetivo “private”
Socialy – do adjetivo “social”

5. O sufixo – ive é acresecentado a verbos para formar os adjetivos correspondentes.
Exemplo:
Destructive (destrutivo) – do verbo “to destry”
Relative (relativo) – do verbo “to relate”

6. O sufixo –ed é acrescentado a substantivos ou grupos nominais para formar adjetivos significando “feitos de” ou “tendo a aparência ou as características de”.
Exemplo:
Pointed (pontiagudo) – do substantivos “point”
Wooded (de madeira) – do substantivos “wood”
Blue-eyed (de olhos azuis) – do grupo nominal “blue yes”
7. Os sufixos –ed e –ing são acrescentados a verbos para
formar adjetivos. O primeiro significa “o que recebe a ação do verbo correspondente” e o último, “o que realiza a ação do verbo correspondente”.
Exemplo:
charmed (encantada) – charming (encantadora) – do verbo “to charm”
frigtened (assustado) – frightening (assustador) – do verbo “to frighten”

NOTE:
Nem todas as palavras terminadas com –ed e –ing funcionam como verbo, no caso de palavras terminadas por –ed funcionam como adjetivos.

Exemplo:
Described
Developed
Powered
Aquelas terminadas em –ing, além de atuarem como adjetivos, podem ainda atuar como substantivos:
Exemplo:
developing country (país em desenvolvimento) – Adjetivo
shopping center (centro de compras) – Adjetivo
The illegal trafficking of women (o tráfico ilegal de mulheres) – Substantivo
Atomic testing (teste atômico) – Substantivo

8. O sufixo –ic, quando acrescentado ao substantivo, forma adjetivo.
Exemplo:
Artistic (artístico/a) – do substantivo “artist”
Basic (básico) – do substantivo “base”
Rhythmic (rítmico) – do substantivo “rhythm”


Prefixos Negativos:
1. O prefixo un- significa “o oposto de”, “não”, quando é acrescentado a adjetivos.
Exemplo:
Unable (incapaz) – do adjetivo “able”
Unsuccessful (mal-sucedido) – do adjetivo “successful”

2. O prefixo in- (il-, im-, ir-) também significa “o oposto de”, “não”, quando acrescentado a adjetivos. Ocorre com maior frequência com palavras de origem latina.
Exemplo:
Indifferent (indiferente) – do adjetivo “different”
Illogical (ilógico) – do adjetivo “lógico”
Immovable (imóvel) – do adjetivo “movable”
Irrelevant (irrelevante) – do adjetivo “relevant”

Prefixos De Quantidade:
A língua inglesa usa prefixos gregos e latinos para expressar quantidade.
1. uni-, mono-, significando “um”.
Exemplo:
Unisex
Unilateral

2. bi-, di-, significando “dois”.
Exemplo:
Bifocal
Dichotomy

3. tri-, significando “três”
Exemplo:
Trident
Tricycle

4. multi-, poly-, significando “muitos”
Exemplo:
Multinational
Multiparty
Polygamy

7 comentários:

  1. É interessante esse blog, sou professora de lingua estrangeira e gostei das informações postadas.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, me ajudou bastante no trabalho de Inglês sobre suffixes and prefixes.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de + muito bom e ajudou de + no meu trabalho de Inglês Parabéns Aos "Autores''. Obrigado.

    ResponderExcluir